SDSN Brasil

SDSN Brasilhttps://www.sdsnbrasil.org.br/

Em 2012, a ONU anunciou a criação da Sustainable Development Solutions Network (SDSN) – uma rede com o objetivo de mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e dos setores privados para o apoio de soluções de desenvolvimento sustentável em escala local, nacional e global.

A SDSN, cuja secretaria-executiva está sob a supervisão do NIMA, desenvolve um importante papel no aconselhamento à ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015, apresentando indicadores que representam realidades locais passíveis a uma comparação global.

Assim, para alcançar resultados concretos e comparáveis, a SDSN Global se desenvolve em redes nacionais e regionais, criando um sistema de compartilhamento de experiências que enriquecem ações de enfrentamento contra os atuais desafios econômicos, sociais e ambientais vividos pelo mundo. 

O SDSN Brasil tem como objetivo apresentar soluções para o desenvolvimento urbano sustentável, com um foco exclusivo nas “cidades sustentáveis – inclusivas, resilientes e conectadas” – um dos eixos temáticos elaborados pela SDSN Global, com foco na implementação do ODS #11, que possui como objetivo tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

Em um primeiro momento, a SDSN Brasil inicia-se pela região metropolitana do Rio de Janeiro para, em médio prazo, expandir-se nacionalmente. A rede já conta com a participação de 43 instituições, estando presente em diversos espaços de atuação e no debate sobre desenvolvimento urbano sustentável.