Busc@NIMA em ação!

O NIMA passa a disponibilizar, em caráter experimental, um Sistema de Recuperação de Informações, chamado Busc@NIMA, que funciona como um site de buscas na web tradicional, porém contemplando apenas as produções dos professores e pesquisadores da PUC-Rio em áreas e temas ligados com o meio-ambiente.

A ideia é permitir aos interessados identificar as competências na área de meio-ambiente existentes na PUC-Rio, em seu Laboratórios e Departamentos, coordenados por integrantes do quadro de professores e pesquisadores da PUC-Rio. Por um lado, temos as disciplinas oferecidas pelos professores que normalmente a lecionam, por outro lado os projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento, além das publicações científicas e tecnológicas, produzidas pelos docentes e pesquisadores vinculados à Universidade.

O sistema Busc@NIMA foi idealizado no NIMA e nesta primeira versão prioriza as buscas de matching exato com a(s) palavra(s) buscada(s), ou seja, retornamos as produções de professores que contenham exatamente a(s) palavra(s) buscada(s). Aos poucos novas versões serão liberadas, permitindo buscas estendidas, com extensões semânticas, e maiores conteúdos envolvendo a produção na área de meio-ambiente na PUC-Rio.

Que tal experimentar fazer uma busca? Visite o Busc@NIMA !

PUC-Rio é a sede da Secretaria Executiva da SDSN Brasil

Desde outubro de 2019, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) sedia a SDSN Brasil nas dependências do campus da Gávea. O trabalho é orientado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente – NIMA, espaço da instituição responsável pela integração e troca de conhecimento interdisciplinar nos estudos socioambientais na Universidade. Dessa forma, a PUC-Rio responde pela coordenação da Secretaria Executiva da SDSN Brasil, em linha com o que orienta a sua Agenda Ambiental.

“A Universidade colabora na produção de conhecimento, através do ensino e da pesquisa, buscando soluções sustentáveis e promovendo ações criativas que possam ajudar a sociedade nos processos adaptativos decorrentes das mudanças climáticas e na busca de soluções minimizadoras dos atuais e futuros impactos socioambientais” (Agenda Ambiental, 2010).

A PUC-Rio é uma instituição comunitária de Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. O NIMA foi fundado pelo atual Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S. J., em 1999, com a missão de aproximar e conectar os diversos departamentos, buscando a cooperação, para responder às questões socioambientais da sociedade contemporânea.

Manual de Descarte Correto – COVID-19

Separamos um manual de descarte correto do lixo para você que está infecctado/convive com alguém com o novo Coronavírus e um para quem esta saudável.

Para domicílios com suspeita de Covid-19, a recomendação é de que estes materiais sejam devidamente armazenados em casa para, enfim, ser descartado da maneira correta até que a situação da pandemia se normalize.



Você, que está saudável e não possui nenhum caso de suspeita em sua residência, deve realizar a separação do lixo e a coleta seletiva normalmente.

Saiba como se prevenir

A pandemia da COVID-19 atingiu o mundo nas últimas semanas. Todos os estados do Brasil já
registraram casos da doença. Como você pode se prevenir do coronavírus? Abaixo estão as
principais orientações dos especialistas até o momento.

1 – Higiene
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de
higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e,
de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.
Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também
serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza
doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da
água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para
desinfetar superfícies.

2 – Isolamento Social
As autoridades de saúde recomendam o isolamento social voluntário como uma das formas
mais eficazes de evitar a proliferação da COVID-19. O coronavírus se prolifera através de
gotículas de pacientes infectados, mesmo aqueles que apresentam sintomas leves ou estão
assintomáticos. Com o isolamento, o objetivo é “achatar a curva” de proliferação da doença e
evitar a sobrecarga do sistema de saúde.
(Imagem de exemplos destas curvas)

3 -Cuidados em público
Àqueles que precisarem sair às ruas, é recomendada a utilização de máscaras descartáveis.
Também é importante estar atento para não levar as mãos ao rosto (boca, nariz, olhos) e
evitar aglomerações. Ao retornar à residência, tirar os sapatos na entrada e higienizar as mãos.

Conferência Anual da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Brasil)

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai realizar a Conferência Anual da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Brasil) nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em formato on-line e aberto ao público (de 11h as 13h – horário BRT). Com o tema central “Cooperação para um futuro equitativo”, o encontro tem como objetivo reunir especialistas e profissionais de áreas ligadas a temas socioambientais, para debater a Agenda 2030 e divulgar iniciativas e soluções que ajudem atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para participar é necessário fazer inscrição prévia para cada dia de evento. Mais informações em: https://www.sdsnbrasil.org.br/.