A Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio é um acontecimento anual que busca uma maior integração da comunidade científica com a sociedade civil - os políticos e a população como um todo - trabalhando na busca de uma linguagem de comum entendimento, ou seja, fazer conceitos complexos para o dia a dia de todos de forma simples.

A 20º Semana de Meio Ambiente da PUC Rio, acontecerá nos dias 3, 4 e 5  de Junho de 2014, no campus da Gavea. O evento tem como objetivo sensibilizar e estimular alunos professores funcionários, e toda comunidade PUC, a uma práxis mais sustentável, seguindo a linha da Agenda Ambiental da Universidade.

Sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Guanaes Rego - diretor do NIMA e professor do departamento de Geografia da PUC Rio -, a Semana contará com a participação de professores e alunos de diversos departamentos da Universidade, todos envolvidos no diálogo da mudança em torno do paradigma cientifico, a fim de alcançar um conhecimento global. A principal meta do evento é optar pela qualidade e elaboração das abordagens tanto na fundamentação teórica dos temas quanto no processo de questionamento e busca de soluções. Sobretudo pretende-se aprofundar a percepção individual e coletiva do meio comum para que a médio e longo prazo uma sociedade sócio-economicamente mais justa e sustentável possa vigorar.