O NIMA na COP 21

JosafáCOP21

O Reitor da PUC-Rio e a Coordenadora de extensão do NIMA ministraram palestras durante evento da COP 21 que discutiu a questão da água.

A 21ª Conferência da Partes sobre o Clima (COP 21), que começou no dia 30 de novembro, em Paris, e acabou prolongada até o dia 12 de dezembro, teve a presença de dois nomes de peso da PUC-Rio. Na sexta-feira (10/12), o reitor da universidade, Padre Josafá Carlos de Siqueira SJ, participou mesa-redonda "Água é vida - Múltiplas Perspectivas" que aconteceu durante o Painel Europeu. Padre Josafá falou sobre a Encíclica Laudato Si', documento escrito pelo Papa Francisco e dedicado ao meio ambiente. O reitor se baseou no documento do Pontíficie, divulgado em junho deste ano, para abordar a questão da água, um ponto importante na Encíclica, e a necessidade de uma nova ética sobre o uso da água, também chamada hidroética, que garanta a preservação deste recurso tão vital.

Além dele, a Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e coordenadora de extensão do NIMA, Prof. Maria Fernanda Lemos, também participou do Painel Europeu, na segunda mesa-redonda do dia, com o tema "Água no coração das políticas de adaptação - Alguns casos reais". Ela falou sobre questões relacionadas à gestão hídrica e apresentou como estudo de caso o Rio Rainha, rio que corta o campus Gávea da PUC-Rio.

Outro brasileiro da equipe PUC-Rio, o Professor Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia, fez as considerações finais do evento junto ao Professor franco-canadense Guigone Camus. O painel fez parte da programação oficial da COP 21 e aconteceu em paralelo às negociações.

COP21

Da esquerda para direita: Giuseppe Musumeci, da Fundação Cardeal Paul Poupard; Prof. Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio; Padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ, Reitor da PUC-Rio; Profª Maria Fernanda Lemos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e Coordenadora de Extensão do NIMA.

Oportunidades de Estágio

Interessados devem enviar Currículo e Espelho do Histórico para o email nima.assessoria@gmail.com

Diretor do NIMA lança livro sobre o arquiteto Sérgio Bernardes na próxima terça-feira

Coordenador de Projetos de Educação Ambiental assume presidência da CIPA

Panorama da XXII Semana do Meio Ambiente da PUC Rio

O reitor da universidade, Padre Josafá, realizou a abertura da XXII SMA.

NIMA lança e-book sobre Gestão local de Recursos Hídricos

A equipe NIMA, os realizadores do projeto e o Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. se reuniram para o lançamento do e-book