Share on Facebook

Reunião Josafá_NIMA_Enciclica

Padre Josafá, reitor da PUC-Rio, reforçou importância de seguir a mensagem dada por Papa Francisco em sua encíclica

O reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, convocou uma reunião, nesta terça-feira (7 de julho), com a equipe do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, para estimular os professores a se guiarem pelos princípios escritos pelo Papa Francisco em sua Encíclica “Laudato Sí” (“Louvado Seja”). Segundo Padre Josafá, é preciso pensar em formas de “como encarnar a Encíclica no seu dia-a-dia”.

A Encíclica do Papa Francisco, a primeira do Vaticano a abordar com destaque a questão do meio ambiente, foi divulgada em junho deste ano e seu impacto já se faz sentir no pensamento e nas ações de diversos líderes religiosos pelo mundo.

Em coluna escrita para o jornal O Globo, Padre Josafá reforçou a importância de unir o olhar teológico às preocupações ambientais e de como a Encíclica cumpre um papel fundamental para guiar essa mudança comportamental, necessária para garantirmos o futuro do planeta. “Ao falar e admitir que o ser humano é responsável pelas mudanças climáticas, o Papa faz um apelo ético sobre a importância de mudar o estilo de vida, de produção e de consumo, como também na importância em buscar outras matrizes energéticas mais limpas e renováveis, lembrando finalmente que as consequências das mudanças climáticas afetam principalmente os mais pobres”.

Na coluna, Padre Josafá endossa o ponto de vista do Papa Francisco de que o atual sistema mundial é insustentável e para que a humanidade cumpra sua missão como guardiã da Criação é preciso uma conscientização e ações efetivas em prol do meio ambiente. “Culpar o crescimento demográfico, em vez de combater o consumismo exagerado, é não enfrentar os problemas em profundidade”.

“Resta-nos, agora, ler, debater, dialogar e aprofundar na Encíclica Laudato Sí (...) que tem como objetivo unir as pessoas crentes e não crentes na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, onde as questões ambientais estão visceralmente unidas com os problemas sociais”, conclui.



Menu Imprensa

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia