Guanaes COP 20

O diretor do NIMA, Felipe Guanaes, discursou sobre a Amazônia

O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio marcou presença na Conferência das Partes sobre o Clima (COP 20), em Lima, no Peru. O diretor do NIMA, Felipe Guanaes, ministrou a palestra “COP 20: Perspectivas desde el Sur”, no dia 9 de dezembro.

O evento foi uma parceria entre a Universidade Antonio Ruiz de Montoya, o Conselho Inter-religioso do Peru, e a Asociación de Universidades Confiadas a la Compañia de Jesus na América Latina (AUSJAL). Além de Felipe, a palestra teve como orador o também professor Dr. Jeffrey Sachs.

Coube ao diretor do NIMA discursar sobre as nações nativas da Amazônia e seu território, que armazena uma grande quantidade de gás carbônico. Ele abordou também as mudanças climáticas e a importância do engajamento de todos na criação de políticas que favoreçam os mais vulneráveis aos impactos.

Sachs falou da necessidade da conscientização sobre as mudanças climáticas e do uso eficiente de energia limpa renovável, além da formulação e do estímulo a modelos de desenvolvimento sustentável. O evento reuniu na plateia pessoas de diversos países e diversas origens culturais e religiosas, o que permitiu um grande intercâmbio de informações e ideias, já que todos estão reunidos sob o foco da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.