Manaus seminário discernimento

Membros da Conferência de Províncias Jesuítas da América Latina se reúnem em Manaus

Entre os dias 19 e 22 de novembro, membros da Conferência de Províncias Jesuítas da América Latina (CPAL) se reuniram em Manaus, no Brasil, para discutir a articulação do Projeto Pan-amazônico Jesuíta. O Seminário para o Discernimento da Missão do Projeto Pan-amazônico da CPAL contou com representantes de dez países latinos com presença jesuítica. Durante os quatro dias de discussões, os participantes puderam ter uma visão geral do conjunto de ações desenvolvidas pela Companhia de Jesus na região Pan-amazônica e entender os desafios e necessidades existentes para uma maior integração interna dessas ações. Foi discutida também a criação de Redes externas à Companhia, e o engajamento de outros atores importantes da região em prol da causa indígena e da preservação do meio ambiente.

Durante o seminário foi citada também a publicação “Curar um Mundo Ferido”, de 2011, que foi desenvolvida por sete membros da Companhia de Jesus para orientar escolas e universidades jesuítas na adoção de valores ambientais e na incorporação de práticas sustentáveis. Em nome da PUC-Rio, Luiz Felipe Guanaes, Diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), participou do seminário.

O final do evento não trouxe um esclarecimento completo quanto à missão do Projeto Pan-amazônico, mas elucidou quais os passos necessários para consolidar esse compromisso integrado em favor da causa ambiental na América Latina .