Professores da Drexel e da PUC-Rio

Parceria entre universidade americana e PUC realiza workshop sobre ações sustentáveis em comunidades carentes

A Universidade Drexel, sediada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, veio ao Rio de Janeiro para realizar um workshop em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio. Professores multidisciplinares de ambas as instituições se reuniram do dia 21 a 24 de setembro, na Casa de Retiros Padre Anchieta, em São Conrado. O principal assunto em pauta foram as oportunidades e os riscos que comunidades carentes oferecem ao meio ambiente. Durante o encontro, os professores trocaram experiências e observaram as semelhanças e diferenças de seus projetos. O grupo aproveitou para também conhecer favelas como o Dona Marta, o Salgueiro e a Rocinha.

Luiz Felipe Guanaes, Diretor do NIMA, apresentou o projeto “Águas da Gávea” que estuda formas de revitalizar o Rio Rainha, que corta a Gávea em paralelo à Marquês de São Vicente, passa pelo campus da PUC, e deságua no canal da Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon. O projeto planeja uma ação integrada com as populações vizinhas ao rio, tanto as comunidades carentes, como a da Rocinha, quanto os condomínios de classe mais alta.

Objetivos do Workshop:

- Desenvolver soluções em escala global para ambientes ecológicos urbanos e metodologias para alcançar as comunidades que serão mais beneficiadas.

- Visualizar o potencial de serviços ambientais para comunidades locais através do mapeamento de dados de bacias hidrográficas e avaliar os dados para encontrar soluções reproduzíveis em ambientes ecológicos urbanos em escala global.

- Construir ferramentas de pesquisa multidisciplinares com parcerias internacionais.