Share on Facebook

Projeto PIMAR

O Programa Integrado de Monitoria Remota de Fragmentos Florestais e de Crescimento Urbano no Rio de Janeiro (PIMAR) é o projeto do NIMA que integra os departamentos de Geografia, Engenharia Elétrica, Design, Direito e Serviço Social. O objetivo do Programa é a proteção das áreas florestadas através do desenvolvimento de um sistema de monitoramento via satélite das encostas do município do Rio de Janeiro. Será possível identificar os processos de expansão urbana horizontal e vertical sobre a Mata Atlântica, que é hoje o bioma mais afetado pela pressão antrópica.

Para isso, o Programa conta com a parceria da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), e com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo monitoramento do bioma Amazônico. O projeto surgiu há 10 anos, com o convênio do departamento de Geografia e o Instituto de Florestas da Universidade de Freiburg, na Alemanha. Três anos depois de iniciado o convênio, entraram também no projeto o departamento de Engenharia Elétrica da PUC e a Universidade de Hanover. A partir de então, trabalhos acadêmicos e pesquisas foram realizadas, consolidando o projeto piloto. Para dar suporte técnico e tecnológico às novas pesquisas, foram criados os laboratórios de Geoprocessamento (Lab-GIS) e Visão Computacional (LVC).

Em dezembro de 2008, a PUC firmou parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), com a meta de monitorar por dois anos a Mata Atlântica da cidade. Serão identificados os fragmentos florestais utilizando um software com imagens via satélite de alta resolução. Dessa forma, os órgãos de fiscalização ambiental do Rio de Janeiro poderão monitorar a ocupação irregular e a situação de retração das suas florestas. O PIMAR poderá oferecer um sistema eficiente de monitoramento para ser replicado nos outros municípios, contribuindo assim para a preservação da Mata Atlântica brasileira. A PUC, com excelência científica na área de classificação de imagens automáticas, pretende, com as novas parcerias, garantir o monitoramento regular dos maciços do Rio de Janeiro - Maciço da Pedra Branca e Maciço da Tijuca, e disponibilizar no site os dados obtidos para acesso de toda a população.

Verifique a base cartográfica do Projeto PIMAR

Resultados do Projeto PIMAR

Mapas

Relatórios

Galeria

Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR Projeto PIMAR

Contato

PROJETO PIMAR
Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA)
PUC-Rio
email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (55 21) 3527-1462

Parceiros

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia