Share on Facebook

O Grupo de Pesquisa Universidade Sustentável visa desenvolver metodologias multidisciplinares para implementação de processos de gestão sustentável em universidades e está vinculado ao programa de pós graduação em Geografia dentro das linhas de pesquisa Transformação da Paisagem e as Sustentabilidades do Espaço Geográfico.

A integração desses conhecimentos exige ações empíricas permitindo a confluência concreta dos vários saberes que compõem a universidade em soluções que se somam transformando a universidade num laboratório vivo de sustentabilidade.

O Grupo de Pesquisa Universidade Sustentável foi criado em 2007, após a participação da PUC-Rio no Colóquio Global de Reitores de Universidades, na New York University. Neste encontro, convocado pela ONU, a PUC, junto as demais universidades, assumiu o compromisso de se tornar uma Universidade Sustentável. Isto porque foi destacado durante o Colóquio a responsabilidade das universidades para com a sustentabilidade dentro dos seus campi.


O Grupo de Pesquisa Universidade Sustentável é composto por um grupo interdisciplinar de professores, alunos, funcionários e colaboradores. O primeiro passo do grupo foi a criação de quatro grupos de ação: Água e energia; Materiais e Resíduos; Biodiversidade e Educação Ambiental. Os grupos fizeram um primeiro diagnóstico e recolheram informações iniciais do campus da Gávea. Depois dessa fase inicial o grupo se encontrou sistematicamente alinhando as várias visões de sustentabilidade baseadas em suas origens acadêmicas. Estas reuniões ocorreram durante o ano de 2009 e geraram um documento denominado Agenda Ambiental estabelecendo recomendações para a transformação da PUC em um processo contínuo de sustentabilidades.

A Agenda Ambiental é dividida em 7  eixos temáticos. Esses eixo se subdividem em metas de curto, médio e longo prazo.

Em outubro de 2009 a Agenda foi apresentada, discutida e aprovada pelo Conselho de Reitores da Universidade.

No dia 18 de dezembro de 2009 foi lançada a Agenda Ambiental da PUC-Rio, um documento com as diretrizes e metas da instituição para a consolidação do projeto de sustentabilidade do campus da PUC.



Coordenadores: Fernando Cavalcanti Walcacer & Luiz Felipe Guanaes Rego


Notícias
ELAUS 2012 acontecerá na PUC-Rio

Desafios em busca de uma universidade sustentável

Balanço otimista

histórico


Eixos Temáticos da Agenda Ambiental

Água

Atmosfera

Biodiversidade

Educação Ambiental

Energia

Materiais

Resíduos


Atas


Fevereiro

Março


histórico

 

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia