Share on Facebook

Durante o ano de 2011, o NIMA-Edu, foi Coordenado pela Profª. Drª. Hedy Silva Ramos de Vasconcellos, reunindo em sua configuração, além de seus objetivos interdisciplinares iniciais, os do Grupo de Pesquisa em Saúde Escolar e Educação Ambiental (GEASE), do Departamento de Educação. O GEASE, reconhecido pelo CNPq como pertencente ao Programa de Pós-graduação de Educação da PUC-Rio, desde 1993, neste ano de 2011 concluiu atividades anteriormente iniciadas, com a sua equipe de professores, que incluiu doutores de outras Universidades, como UFRJ, UNIRIO e UFF, intensificando suas relações com o NIMA.

O GEASE, além de suas atividades de pesquisa, deu origem ao Curso de Especialização em Educação Ambiental, realizado através da Coordenação de Cursos de Extensão (CCE/ PUC-Rio) de 2005 a 2008, que teve continuidade sob o nome de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis, de 2009 a 2011, mais relacionado ao NIMA-Edu.

Iniciando uma nova fase de atividades, o Grupo de Pesquisas do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente/GEASE (NIMA-Edu/GEASE), após algumas reuniões preliminares com todos os seus componentes, iniciou o planejamento de um Projeto de Pesquisa em conjunto. Seu objetivo específico atual é desvendar e compreender comportamentos da comunidade universitária, através de informações que facilitem a implantação da Agenda Ambiental da PUC-Rio, no campus Gávea dessa Universidade, além de estabelecer novas relações interdisciplinares.

O NIMA-Edu irá oferecer, no primeiro semestre de 2012, espaço para discussão e pesquisa em seu Grupo de Estudo Interdisciplinar. Os encontros são quinzenais e se darão quartas (07/03, 21/03, 04/04, 18/04, 02/05, 16/05, 30/05 e 27/06) as 17 horas. Este grupo de estudos é aberto à participação de toda comunidade acadêmica.

Todos os interessados são bem-vindos para enriquecer o debate!

O NIMA-Edu existe desde o segundo semestre de 2008 e teve como Coordenadora de suas atividades, até 2010, a Profª. Drª. Léa Tiriba.

Mantêm, nesta nova fase, os objetivos fundamentais e o olhar crítico explicitados desde sua criação, trabalhando com autores como: Jürgen Habermas,Theodor Adorno, Edgar Morin, Enrique Leff e Paulo Freire.

Participaram das reuniões do NIMA, em 2011: Hedy Silva Ramos de Vasconcellos, (Coordenadora), Roosevelt Fidelis, Camila Barata, Fabiana Bellingrodt, Marianna Albergaria, Mayara Rangel,  João Bernardo e Adriana Gioda, além dos professores externos à PUC-Rio: Celso Sanchez (UNIRIO), Claudia Piccinini (UFRJ), Eloíza Dias Neves (UFF) e Léa Tiriba (UNIRIO).

 

Registro de Práticas Sustentáveis

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia