Share on Facebook

Plataforma de Grupos de pesquisa do CNPq: 2005

Linhas de Pesquisa:

 

Líder: Augusto César Pinheiro da Silva (Dr, UFRJ, 2005; Posdoc: UAM, Madrid, 2010) Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Pesquisadores associados:

Marcelo da Motta Freitas (Dr. UFRJ, 2004)

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues (Dr. UFRJ, 2007)

João Luiz de Figueiredo Silva (Dr. UFRJ, 2009)

 

Pós-graduandos / pós-graduados:

Lucas Alves Ripper (MSc. PUC-Rio, 2009, ex-bolsista Petrobras/ZEE)

Marcelo Alonso Morais (MSc. PUC-Rio, 2010, Prof. Colégio Pedro II)

Yana dos Santos Moysés (MSc. PUC-Rio, 2010, ex-bolsista CAPES)

Paulo Henrique Barbosa de Andrade (doutorando, FIOCRUZ)

Lívia Iglesias de Andrade (mestranda, PUC-Rio)

Renan Soares da Costa (mestrando, PUC-Rio, bolsista CAPES)

Lívia Mendonça Ferreira (mestranda, UFF)

Rafael Azeredo Lopes Corrêa da Fonseca (mestrando, PUC-Rio)

Fernanda Figueiredo (mestranda, PUC-Rio)

Marco Antônio Martins Júnior (mestrando, PUC-Rio)

 

Graduandos:

Aline Machado Magalhães (bolsista FAPERJ)

Joanna Pereira Perdomo (bolsista PIBIC-CNPq)

Priscila Freire Caetano (bolsista PIBIC-CNPq)

Robson Lima Alves da Silva (bolsista PIBIC-CNPq)

Alex Archer Marques Gomes (estagiário IBGE)

Carolina Marinho da Silva (bolsista Projeto Petrobras/ZEE)

Danilo Munhoz Alves Corrêa (estagiário CBTU)

Leonardo Alves Martins (monitor disciplinas pedagógicas de Geografia da PUC-Rio)

Felipe Andrade Vilela e Silva (estagiário da Petrobras)

Bárbara Oliveira de Paulo (colaboradora)

Fernanda Luiz Rocha Mello (colaboradora)

Deneilton Vianna (colaborador)

 

Colaboradores externos:

Vinicius Lucas Santana (geógrafo, 2009/coordenador do recenseamento da Maré/IBGE)

Ana Monteiro de Barros Hardman de Castro (geógrafa, 2010)

 

Projetos de pesquisa:

- O Rio de Janeiro, cidade/estado, pós-30 anos de fusão. Vigência: 2005-2006. Financiadora: FAPERJ.

- Estratégias Socioespaciais de Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro: a nova fase de interação dos territórios fluminense e carioca após 30 anos de fusão. Vigência: 2008-2009. Financiadora: FAPERJ.

- Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Município de Resende (Rio de Janeiro). Vigência: 2008-2010. Financiadora: Petrobras.

- Metropolização e Transformação no Espaço e na Paisagem do Estado do Rio de Janeiro. Vigência: 2008-2010. Financiadora: FAPERJ

 

APRESENTAÇÃO

As pesquisas sobre os espaços carioca e fluminense, no âmbito das investigações acadêmicas realizadas nos variados departamentos e institutos das universidades do Rio de Janeiro, vão ganhando força institucional e se tornando mais presentes nas políticas públicas dos diferentes níveis de atuação do ainda agente maior de gestão dos territórios: o Estado. Nesse sentido, o Departamento de Geografia da PUC-Rio, desde agosto de 2002, vem agregando estudos socioespaciais crescentes sobre o Rio de Janeiro, com temáticas amplas e complementares frente à complexidade do espaço geográfico contemporâneo. O GeTERJ (Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro) tem, como preocupação central, agregar profissionais diversos e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em investigar o espaço geográfico do Rio de Janeiro sob o impacto das políticas públicas territorialmente implementadas após a fusão político-administrativa dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975.

Em agosto de 2005, o grupo foi agraciado com uma bolsa PIBIC (CNPQ) para um dos seus alunos e, a partir de então, frente a produção crescente das pesquisas em torno das temáticas sobre a cidade carioca e o estado fluminense e cumprindo o seu papel institucional, o GeTERJ passou a receber um número crescente de discentes interessados em estudar temáticas espaço-territoriais do Rio de Janeiro nas suas mais variadas vertentes. O grupo recebe, com frequência, bolsas diversas (FAPERJ, PIBIC-CNPq, Petrobras...) e participa de projetos públicos e privados que apóiam as pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes de vários níveis (graduação e de programas de pós-graduação) sobre as temáticas que versam sobre as políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Na sua atual fase de consolidação, o GeTERJ vem efetivando a interação das suas linhas de investigação com outros ambientes científicos na própria PUC e para além-muros desta instituição de ensino superior. Assim sendo, o grupo procura estabelecer pontes entre a sua produção com grupos já consolidados no departamento como os do PET-GEO, MorfoTektos e de Educação Ambiental encabeçados pelo NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente). A busca por articulações com esses outros instrumentos de produção de conhecimento é um processo de consolidação de redes pelo GeTERJ com organismos que pretendem entender as potencialidades desse fragmento da federação brasileira (o Rio de Janeiro) em prol de um desenvolvimento socioespacial sustentável para a população carioca e fluminense.

 

Monografias defendidas no grupo:

2006-2: A Geografia em Sala de Aula: a aplicação de metodologias para uma educação geográfica, na 5ª série do ensino fundamental, de Lívia Iglesias de Andrade.

2007- 2: As Políticas Educacionais e o Currículo de Geografia para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise crítico-reflexiva, de Renan Soares da Costa.

2008-1: A Agroecologia como Estratégia de Complexidade para o Desenvolvimento Socioespacial do Espaço Rural Fluminense, de Lívia Ferreira de Mendonça.

2008-1: Tráfico Internacional de Mulheres e a Prostituição Feminina no Brasil: redes de (in)sustentabilidades na condução das políticas públicas nacionais e internacionais, de Leonardo Cairoli Dornelles Castro.

2008-2: O Aterro Sanitário de Nova Iguaçu, RJ: estratégias sustentáveis de Gestão pública para os resíduos sólidos, na Baixada Fluminense ¾ unindo a técnica à educação ambiental, de Adélia Santos Araujo.

2008-2: Gestão e Sustentabilidades da Saúde Pública em Duque de Caxias (RJ): os desafios atuais do município fluminense frente aos serviços médico-hospitalares, de saneamento básico e de educação para a saúde pós Constituição federal de 1988, de Rosana Cristine Machado de Oliveira.

2008-2: O Rio de Janeiro como temática de educação geográfica: as transformações na malha urbana carioca no século XX como recurso de formação dos alunos do ensino básico, de Julio Paulos Brito.

2009-1: Subdivisão domiciliar: estratégia de moradia e precarização do habitat urbano no Complexo da Maré, RJ, de Vinicius Lucas Santana.

2009-2: O Planejamento e a Gestão da Área de Proteção Ambiental do Sana, Distrito de Macaé, RJ: dinâmicas territoriais em um espaço sob o impacto da modernização, de Caio Tentilhão Mascarenhas.

2009-2: Expansão Urbana da Cidade do Rio de Janeiro e a Qualidade de seus Servições Básicos: a Baixada de Jacarepaguá no contexto das políticas públicas cariocas pós-1960, de Ana Monteiro de Barros Hardman de Castro.

2010-1: Os sistemas de gestão ambiental (SGA) no processo de regulação das atividades socioespaciais na bacia da Baia de Guanabara: o caso da REDUC (Duque de Caxias, RJ), de Francisco Câmara Soveral.

Dissertações de mestrado defendidas no grupo:

2009: Por Políticas Públicas Habitacionais Sustentáveis no Rio de Janeiro: materiais não convencionais em interatividade com as particularidades socioambientais do território carioca, de Lucas Alves Ripper

2010: Umbanda, Territorialidade e Meio Ambiente: representações socioespaciais e sustentabilidades, de Marcelo Alonso Morais

2010: A Instalação do COMPERJ e a Des-Re-Territorialização da Comunidade de Itambi (Itaboraí, Rio de Janeiro): desenvolvimentos e sustentabilidades, de Yana dos Santos Moysés

 

Sítios da internet de interesse do grupo:

www.ibge.com.br

www.faperj.br

www.cnpq.br

www.campoterritorio.ig.ufu.br

www.terraplural.com.br

www.meioambiente.uerj.br/projetos/.../geo.htm

www.uam.es

www.ufrj.br

www.nima.puc-rio.br

www.igeo.ufrj.br/fronteiras

www.didacticasespecificas.com/ES/index.html

www2.desenvolvimento.gov.br/sitio/secex

www.iuperj.br

www.desenvolvimento.gov.br/comercio-exterior

www.petrobras.com.br

www.geografiaegenero.com.br

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia