Share on Facebook

O CCI-NIMA está conectado com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), que é a agência da ONU responsável por garantir a Sustentabilidade Ambiental nos assentamentos urbanos e facilitar a troca de experiências e informações sobre moradia e desenvolvimento urbano-ambiental em nível mundial.

A meta do CCI-NIMA é criar uma rede de universidades na América Latina comprometida com as mudanças climáticas. O CCI-NIMA pretende desenvolver uma cultura na universidade que seja capaz de gerar projetos, pesquisas e produtos para a mitigação das mudanças climáticas. Os compromissos firmados para adequar a Universidade às diretrizes estabelecidas pelo UN-HABITAT são:

  • Implementar nos Domínios Adicionais disciplinas de meio ambiente que tratem das mudanças climáticas e seus impactos nas cidades e na sociedade como um todo.
  • Estimular a criação de disciplinas que tratem da questão das mudanças climáticas em temáticas específicas.
  • Fomentar a médio prazo a criação de linhas de pesquisa e cursos de mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento na questão das mudanças climáticas.
  • Estimular projetos multidisciplinares em parceria com o poder público na área de mudanças climáticas.
  • Criação pelo NIMA de um grupo multidisciplinar de pesquisa visando estudar as ações de adaptação e mitigação que as cidades do Estado do Rio de Janeiro devem implementar para se adequar as conseqüências dos processos das mudanças climáticas.
  • Organização de eventos regionais para integração das universidades do Brasil em torno das diretrizes.

Em 25 de outubro de 2011, o Grupo de Estudo: Mudança Climática e Planejamento Urbano, no contexto dos temas que serão objeto da Rio + 20 começou a se reunir regularmente no NIMA. Cujos principais objetivos são trabalhar os temas da Rio+20, o planejamento e adaptação das cidades no contexto das mudanças climáticas. Buscando promover a capacitação dos alunos para que participem efetivamente, e de maneira consciente, da conferência.

Histórico

A proposta surgiu em 28 de maio de 2009, em Rotterdam, na Holanda, no Climate Change and Urban Planning Workshop, que reuniu 30 professores de universidades dos cinco continentes. O NIMA esteve presente no encontro, que foi organizado pelo UN-HABITAT, Institute for Housing and Urban Development Studies, e pela Commonwealth Association of Planners, e que definiu metas para que as universidades possam atuar frente às mudanças climáticas.

Propostas gerais definidas pelos participantes do workshop

  • Organização de um repositório virtual para dar suporte às iniciativas de inserção da temática das mudanças climáticas nas várias áreas do conhecimento.
  • Estímulo ao desenvolvimento de projetos que integrem o saber acadêmico, o conhecimento técnico dos planejadores, a gestão política e as demandas da população na questão das mudanças climáticas no ambiente urbano.
  • Ampliação de oportunidades para as até então quatro cidades piloto apoiadas pelo programa visando implementar nestas um conjunto integrado de ferramentas financeiras e de gestão para articulação dos efeitos das mudanças climáticas.

Principais lacunas definidas pelos participantes do workshop na capacitação dos planejadores urbanos para o enfrentamento dos problemas urbanos derivados das mudanças climáticas:

  • As universidades, principalmente da América Latina, África e Ásia não estão adequadamente inserindo no seu sistema curricular a temática das mudanças climáticas e seus impactos nas cidades.
  • Os planejadores urbanos (arquitetos, urbanistas, engenheiros, etc.) não dominam os instrumentos necessários à inserção das questões trazidas pelas mudanças climáticas ao planejamento urbano.
  • Poder público não articula políticas e instrumentos disponíveis na solução dos problemas derivados das mudanças climáticas.

Leia mais sobre em: Preparação em grupo para a Rio+20

Durante o ano de 2011 diversos eventos foram realizados com o objetivo de fomentar as discussões:

3/10/2011 - Onu Habitat: Por um melhor futuro urbano

28/10/2011 - Conferência do Embaixador André Lago: O Brasil e a Rio + 20

 

Coodenadora: Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos

Pesquisas

Links

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia