Cardeal Dom Claudio Hummes se reúne com Reitor da PUC-Rio para debater iniciativas na Amazônia

Projeto integra a Rede Eclesial Panamazônica e reitera atenção do Papa Francisco na Região

O Cardeal Dom Claudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam) e Arcebispo Emérito de São Paulo, se reuniu com o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, para debater a participação da Universidade em projetos de desenvolvimento da Região Amazônica. O encontro foi na sexta-feira, dia 26 de agosto.

O programa envolve tanto a conscientização de bispos como a formação de agentes e missionários para atender as comunidades, norteados pela preocupação do Papa Francisco com a região. O engajamento da população local também está na pauta do programa que consolida o interesse das universidades jesuítas em investir no lugar à luz da Encíclica Laudato Sí. Segundo o Cardeal, o objetivo é oferecer suporte aos habitantes.

- Nós temos grandes eixos como a evangelização dos povos originários, direitos humanos e comunicação ligados aos projetos de missões de trabalho nas comunidades locais. A ideia é oferecer um suporte no qual a população possa reivindicar e resistir a certas imposições e produzir iniciativas. No momento, estamos buscando conscientizar os bispos locais, inspirados nos projetos propostos pelo Papa Francisco – afirmou.

A Rede Eclesial Panamazônica age como um serviço de articulação entre nove países contemplados pela região, onde, segundo Cardeal Hummes, dois terços do território se encontram no Brasil. O Cardeal Hummes ressaltou o interesse da PUC com questões ambientais e direitos humanos.

- A Universidade já tem como uma das prioridades a questão da Amazônia e têm desenvolvido trabalhos atenta aos direitos humanos – disse o cardeal.

Além de membros da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram também da reunião o Vice-Reitor da PUC, padre Francisco Ivern Simó, S.J, o Vice-Reitor de Desenvolvimento, Sergio Bruni, e o diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), professor Luiz Felipe Guanaes.

Fonte: Jornal da PUC
Data: 26/08/2016