O saldo da XXI Semana de Meio Ambiente

Share on Facebook

Mesa de abertura

Evento realizado pelo NIMA rende auditório lotado e novas visões sobre a questão ambiental

 A XXI Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio, realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), terminou ontem com a satisfação de ter tido três dias de auditório cheio, com palestrantes de peso que ajudaram, não só a conscientizar, mas a enriquecer a visão de quem estava presente sobre a situação atual do planeta e sobre o que podemos fazer para ser parte da mudança por um mundo mais sustentável.

No dia 9 de junho, o Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira comentou a esperada Encíclica do Papa Franscisco sobre o meio ambiente e junto com o economista Sérgio Besserman, deram uma visão sobre o que esperar das esferas governamentais na COP21. Na parte da tarde, a análise ficou mais local ao discutirmos os impactos ambientais da ocupação urbana no Rio de Janeiro, e o que pode e está sendo feito para minimizá-los. Fechamos o dia com outro assunto carioca, a primeira trilha de longo percurso do Rio, a Transcarioca, um corredor ecológico de 170 quilômetros de extensão.

Na parte da manhã do segundo dia do evento, o Comitê Rio2016, Rock in Rio e a Light deram exemplos de iniciativas sustentáveis e mostraram sua preocupação sócio-ambiental. As empresas ainda sortearam diversos brindes como bolsas, camisas e até chinelo! À tarde, a conversa ficou mais técnica ao falarmos sobre a resiliência da biodiversidade, mas o auditório cheio, mostrou como é grande o interesse em entender melhor o que a ciência tem a dizer sobre a condição atual dos ecossistemas e os efeitos da ação humana no ambiente.

No dia 11 de junho, o professor de química José Godoy, mostrou como ainda é grande o desperdício de água no Brasil, e que a culpa não é apenas da falta de conhecimento da população, mas também de empresas, como a própria CEDAE, que desperdiça mais da metade da sua água, segundo dados da OMS. Também foi discutido o potencial brasileiro não explorado para desenvolver energia solar e quais os benefícios da energia fotovoltaica.

A palestra que encerrou nossa XXI Semana de Meio Ambiente, trouxe a visão multidisciplinar sobre as mudanças climáticas e pôs na mesa de debates um físico, um químico, um economista e uma filósofa. Cada área com seu respectivo ponto de vista ajudou a sensibilizar para a abrangência da questão ambiental e para importância de trabalharmos juntos “Rumo à Cura do Planeta”.

Para quem quiser conferir as palestras na íntegra, o Portal Digital da PUC-Rio já disponibilizou as gravações.


Dia 9 de junho:

Cerimônia de abertura - Veja

Palestra "Desafios e Perspectivas - COP21" - Veja

Palestra "Corredor Ecológico do RJ: Trilha Transcarioca" - Veja

 

Dia 10 de junho:

Palestra "Ações Sustentáveis" - Veja

Palestra "Biodiversidade Resiliente" - Veja

Palestra "O Futuro Começa Agora: Meio Ambiente e as Novas Gerações"

 

Dia 11 de junho:

Palestra "Energia e Água" - Veja

Mesa de Debate "Mudanças Climáticas: Uma Visão Multidisciplinar" - Veja

 

palestra_1

 

palestra_2

 

palestra_4

 

palestra_5

 

palestra_7

 

palestra_8

 

Portal PUC-Rio digital
 
Revista GeoPUC - A revista do Departamento de Geografia