O vídeo dos vinte anos do NIMA está aqui
07/06/2019
Editor chefe

Este vídeo conta um pouco das duas décadas de história do NIMA PUC-Rio.


Uma universidade é feita da reunião de diversos saberes, que costumam estar separados em cursos e departamentos. Uma ciência, por outro lado, seja ela qual for, não dá conta, sozinha, da compreensão sobre o meio ambiente e seus reflexos sociais. O conceito de interdisciplinaridade é fundamental para o avanço do conhecimento e da ação nesta área.

A PUC-Rio, neste sentido, é pioneira: fundou o seu Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente -  o NIMA - em 1999, ou seja, há vinte anos. O atual Reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J., foi o seu idealizador. Ele reuniu um grupo de professores, conseguiu uma pequena sala no campus e estabeleceu a existência do NIMA dentro da estrutura universitária quando era professor do Departamento de Geografia (hoje, Departamento de Geografia e Meio Ambiente).

Diversos projetos foram e estão sendo desenvolvidos pelo NIMA, desde então. Jornadas Ecológicas pelo campus com estudantes no Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Criação de uma agenda ambiental para a Universidade. Continuidade de realização da Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio. Liderança da Rede de Ambiente e Sustentabilidade da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). Avanços na direção da sustentabilidade socioambiental da Universidade, com a implantação de um sistema de descarte de resíduos. São apenas alguns exemplos.