Panorama da XXIV Semana do Meio Ambiente
11/06/2018
Editor chefe

A XXIV Semana do Meio Ambiente aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho no campus da Gávea. Foi organizada pelo NIMA, a Pastoral Universitária e a disciplina Ética Socioambiental em Direitos Humanos, com o tema a “PUC-Rio e a Laudato Si’”: o desenvolvimento prático da encíclica focada no cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra.

As fotos estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/events/2157192467630393/?active_tab=discussion

Esses foram os destaques do evento:

Pré-estreia carioca do documentário “Sob a Pata do Boi”

Cinedebate desse filme inédito sobre o papel da pecuária no desmatamento na Amazônia, produzido pelo site ((o))eco, de jornalismo ambiental, e pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).


Jornada Ecológica pelo Campus

Primeiro, foi realizada a caminhada pelo campus, com perspectiva ambiental, guiada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (NIMA). Em seguida, a oficina teórica e prática de Agroecologia, organizada por Horta Nossa e Horta das Artes na Vila dos diretórios da PUC.

Durante o dia todo, teve a exposição do Projeto Mantis no Pilotis. Pesquisa, conservação e fotografia de vida selvagem como forma de contribuir para o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica.

 



Mesa do NIMA sobre Ações Socioambientais no Campus

Mediação: Melissa Casacchi (Engenharia Civil e Ambiental).

Atualização sobre o estágio de desenvolvimento da Agenda Socioambiental da PUC-Rio.
Maria Fernanda Lemos (Arquitetura e Urbanismo), Lilian Saback (Comunicação Social), Rômulo Barroso e Henrique Rajão (Biologia) e Luiz Felipe Guanaes (Geografia e Meio Ambiente).

O trabalho socioambiental desenvolvido pela equipe do NIMA. Participação dos discentes com bolsas de iniciação científica ou estágios. Os temas: comunicação socioambiental, biodiversidade e biofilia, educação ambiental, reaproveitamento de água, biodigestor de resíduos alimentares.

Mesa do NIMA sobre Amazônia na PUC-Rio

Proposta de incrementar debates universitários de temática amazônica, com a participação e a apresentação de estudantes de pós-graduação, com projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado.



Encerramento Musical

Apresentações: Coral Alegria (NEAM/PUC-Rio) e Coral Uma Só Voz no Anfiteatro Junito Brandão.