Desde outubro de 2019, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) sedia a SDSN Brasil nas dependências do campus da Gávea. O trabalho é orientado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente – NIMA, espaço da instituição responsável pela integração e troca de conhecimento interdisciplinar nos estudos socioambientais na Universidade. Dessa forma, a PUC-Rio responde pela coordenação da Secretaria Executiva da SDSN Brasil, em linha com o que orienta a sua Agenda Ambiental.

“A Universidade colabora na produção de conhecimento, através do ensino e da pesquisa, buscando soluções sustentáveis e promovendo ações criativas que possam ajudar a sociedade nos processos adaptativos decorrentes das mudanças climáticas e na busca de soluções minimizadoras dos atuais e futuros impactos socioambientais” (Agenda Ambiental, 2010).

A PUC-Rio é uma instituição comunitária de Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. O NIMA foi fundado pelo atual Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S. J., em 1999, com a missão de aproximar e conectar os diversos departamentos, buscando a cooperação, para responder às questões socioambientais da sociedade contemporânea.