Hoje, 5 de junho de 2020, encerrou-se a XXVI Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio, que ocorreu, pela primeira vez, num formato completamente digital em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Ao final da edição, foram premiados os projetos inscritos no Concurso Socioambiental, que contempla realizações de alunos da disciplina “Ética Ambiental e Direitos Humanos” (CRE1175). Estes estudantes, orientados por seus respectivos professores, desenvolveram ideias sustentáveis para o campus da Universidade. Aqui estão os vencedores:

1º Lugar: DANDO NOME ÀS AVES DA PUC-Rio

Alunas: Fernanda Nadal, Ciências Biológicas; Clarissa Vargas, Design Gráfico;

Orientação: Professora Eva Aparecida Resende de Moraes

Resumo: Instalação de um painel ilustrativo e educativo no campus com as espécies da avifauna ocorrente no Campus. O projeto foi elaborado a partir de uma pesquisa da avifauna presente no campus, realizada por uma ex-aluna da PUC-Rio, e orientada pelo professor Henrique Rajão. A proposta é para construção de uma estrutura de bambu, e outros materiais reciclados, para abrigar um painel com as ilustrações dos pássaros e informações sobre as espécies desenvolvidas por alunos da Universidade.

2º Lugar: RODA VIVA

Aluna: Gabrielle Ramos Silva, Engenharia Química

Orientação: Professora Eva Aparecida Resende de Moraes

Resumo: Implantação de uma micro usina hidrelétrica, com turbinas hidráulicas, utilizando a declividade do terreno e o fluxo de água disponível no Rio Rainha, para abastecer as áreas de convivência às margens do rio.

3º Lugar: O USO DE CONCRETO PERMEÁVEL PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NA PUC-RIO

Alunos: Anna Beatriz Duarte, Engenharia Civil; Bruna Aleixo, Engenharia de Computação; Felipe Tizzano, Engenharia de Produção; Guilherme Corrêa, Direito; Jéssica Rodrigues, Engenharia Civil e Ambiental; Leonardo Maron, Física.

Orientação: Professora Patrícia Rodrigues

Resumo: Pavimentar, com concreto permeável, áreas que tenham grande potencial de captação de água da chuva na PUC-Rio, introduzindo também um sistema subterrâneo de coleta e tratamento de água, para que reutilização da água no campus.