Nesta XXIV Semana do Meio Ambiente, vamos falar sobre a “A PUC-Rio e a Laudato Si’”: o desenvolvimento prático da encíclica focada no cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra.
(Ela está disponível aqui: https://bit.ly/1HWQxAJ)

Quem for a pelo menos 4 atividades terá direito a um certificado de participação, válido para horas complementares de estudantes da PUC-Rio.

P R O G R A M A Ç Ã O

📅 DURANTE TODO O EVENTO

📍 Pilotis da Ala Frings
🍃 Exposições
➡️ Mapeamento lúdico das ações da Pastoral do Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
➡️ Dignidade Re-Vista e Campanha do Óleo, organizadas pela Pastoral Universitária da PUC-Rio.

📅 TERÇA-FEIRA, 5 DE JUNHO

🕐 9h30

📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Abertura oficial da Semana, pelo Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J

🍃Celebração simbólica do projeto Guardiões do Meio Ambiente. Participação de Fernando Coutinho (NIMA/ Prefeitura do Campus) e dos Jovens Aprendizes do NIMA.

🕐 10h
📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Palestra do Pe Reitor Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

🕐 13h
📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Mesa do NIMA: Ações Socioambientais no Campus.
Mediação: Melissa Casacchi (Engenharia Civil e Ambiental)
➡️ Atualização sobre o estágio de desenvolvimento da Agenda Socioambiental da PUC-Rio.
Maria Fernanda Lemos (Arquitetura e Urbanismo), Lilian Saback (Comunicação Social), Rômulo Barroso e Henrique Rajão (Biologia) e Luiz Felipe Guanaes (Geografia e Meio Ambiente).
➡️ O trabalho socioambiental desenvolvido pela equipe do NIMA. Participação dos discentes com bolsas de iniciação científica ou estágios. Os temas: comunicação socioambiental, biodiversidade e biofilia, educação ambiental, reaproveitamento de água, biodigestor de resíduos alimentares.

🕐 15h
📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Mesa do NIMA: Pesquisas amazônicas na PUC-Rio.
A proposta é fomentar debates universitários interdisciplinares sobre a temática amazônica. Estudantes de pós-graduação, compartilharão projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado. Coordenação de Pe. Sandoval Alves Rocha, S.J.: Política da água na Amazônia. Participação de Juliana Silva (Geografia PUC-Rio): Transições de hábitos alimentares na Região Metropolitana de Manaus. Participação de Gustavo Malaguti (Geografia e Meio Ambiente): Mudanças climáticas na Amazônia e no Cerrado.

🕐 17h30
📍 Auditório B8
🍃Exibição do filme “Sob a Pata do Boi”.
Estreia no Rio de Janeiro do documentário premiado sobre o desmatamento na Amazônia causado pela pecuária. Depois, debate com o professor Eduardo Pegurier, do Departamento de Economia PUC-Rio e de O Eco, um dos produtores do filme.

📅 QUARTA-FEIRA, 6 DE JUNHO

🕐 9h
📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Mesa da disciplina Ética Socioambiental e dos Direitos Humanos (CRE 1175).
Mediada pela professora Eva Aparecida (supervisora da disciplina), fará o histórico da criação da CRE 1175, partilhará as experiências dos professores, ao ministrar esta disciplina evidenciando os objetivos gerais, tendo como fundamento a Laudato Si’. Participação de Pe. Waldecir Gonzaga (Diretor do Departamento de Teologia), Pe. Marcos Vinicio Miranda Vieira (coordenador da CRE), Pe. João Geraldo Machado Bellochio (supervisor da disciplina Humano e Fenômeno Religioso) e Renato da Silveira Borges Neto (supervisor da disciplina Cristianismo).

🕐12-18h
Jornadas Ecológicas
📍 Campus
🍃 12h – Caminhada com a sensibilização para a diversidade da fauna e flora da PUC, organizada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (NIMA). Encontro no bicicletário.

📍 Vila dos diretórios – PUC
🍃 13h – Oficina teórica e prática de Agroecologia, organizada por Horta Nossa e Horta das Artes.

📍 Pilotis da Ala Kennedy (12-17h)
🍃 Exposição Descarte Inteligente
🍃 Exposição do Projeto Mantis, com sede no Jardim Botânico do Rio de Janeiro: pesquisa, conservação e fotografia de vida selvagem como forma de contribuir para o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica.

🕐15h
📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Mesa da Pastoral Universitária: Reflexões acerca da Laudato Si’.
Com a coordenação de Elaine de Azevedo Maria, propõe incrementar e visibilizar as ações universitárias, incluindo os trabalhos de estudantes sobre a Encíclica aplicada em pesquisas socioambientais.

📅 QUINTA-FEIRA, 7 DE JUNHO

🕐 9h
📍 Auditório Padre José de Anchieta
🍃Mesa da Pastoral de Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O testemunho das ações empreendidas pela Pastoral, com seu calendário e as atividades comunitárias. A mediação é de Dandara Ribeiro. As participações de Francisco Caldeira de Souza, da ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro; de Sérgio Ricardo de Lima, do movimento Baía Viva; e de Vagner Martins Ribeiro, do Fórum Alternativo Mundial da Água, serão centradas na atuação político-ambiental da Pastoral; a de Cristiane Firmino e Priscilla Walter, nas iniciativas de educação ambiental.

🕐14h-16h
📍 Anfiteatro Junito Brandão
🍃Encerramento cultural
➡️ Coral Uma só Voz e Coral Alegria (NEAM/PUC-Rio)