A XXIV Semana do Meio Ambiente aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho no campus da Gávea. Foi organizada pelo NIMA, a Pastoral Universitária e a disciplina Ética Socioambiental em Direitos Humanos, com o tema a “PUC-Rio e a Laudato Si’”: o desenvolvimento prático da encíclica focada no cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra.

As fotos estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/events/2157192467630393/?active_tab=discussion

Esses foram os destaques do evento:

Pré-estreia carioca do documentário “Sob a Pata do Boi”

Cinedebate desse filme inédito sobre o papel da pecuária no desmatamento na Amazônia, produzido pelo site ((o))eco, de jornalismo ambiental, e pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Jornada Ecológica pelo Campus

Primeiro, foi realizada a caminhada pelo campus, com perspectiva ambiental, guiada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (NIMA). Em seguida, a oficina teórica e prática de Agroecologia, organizada por Horta Nossa e Horta das Artes na Vila dos diretórios da PUC.

Durante o dia todo, teve a exposição do Projeto Mantis no Pilotis. Pesquisa, conservação e fotografia de vida selvagem como forma de contribuir para o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica.

Clique aqui para ver a reportagem da TV PUC-RIO

Mesa do NIMA sobre Ações Socioambientais no Campus

Mediação: Melissa Casacchi (Engenharia Civil e Ambiental).

Atualização sobre o estágio de desenvolvimento da Agenda Socioambiental da PUC-Rio.
Maria Fernanda Lemos (Arquitetura e Urbanismo), Lilian Saback (Comunicação Social), Rômulo Barroso e Henrique Rajão (Biologia) e Luiz Felipe Guanaes (Geografia e Meio Ambiente).

O trabalho socioambiental desenvolvido pela equipe do NIMA. Participação dos discentes com bolsas de iniciação científica ou estágios. Os temas: comunicação socioambiental, biodiversidade e biofilia, educação ambiental, reaproveitamento de água, biodigestor de resíduos alimentares.

Mesa do NIMA sobre Amazônia na PUC-Rio

Proposta de incrementar debates universitários de temática amazônica, com a participação e a apresentação de estudantes de pós-graduação, com projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado.

Mesa da Pastoral Universitária

O tema foi “Reflexões acerca da Laudato Si’”. Com a coordenação de Elaine de Azevedo Maria, propõe incrementar e visibilizar as ações universitárias, incluindo os trabalhos de estudantes sobre a Encíclica aplicada em pesquisas socioambientais.

Mesa da Pastoral do Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

O testemunho das ações empreendidas pela Pastoral, com seu calendário e as atividades comunitárias. A mediação é de Dandara Ribeiro. As participações de Francisco Caldeira de Souza, da ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro; de Sérgio Ricardo de Lima, do movimento Baía Viva; e de Vagner Martins Ribeiro, do Fórum Alternativo Mundial da Água, serão centradas na atuação político-ambiental da Pastoral; a de Cristiane Firmino e Priscilla Walter, nas iniciativas de educação ambiental.

Celebração Ecumênica com Homenagem aos Indígenas

Certificação dos grupos vencedores do Concurso de Projeto Socioambiental no Campus

Estudantes de graduação ou graduados da PUC-Rio, que cursaram em 2017.1 e 2017.2 a disciplina Ética Socioambiental e Direitos Humanos (CRE 1175) participaram do Concurso de Projeto Socioambiental no Campus.

Os vencedores foram:

1-Luiza Dias Bauças e Renata Lima Bruno de Almeida Trindade
Projeto Impulso:Energia Humana

2- Filipi Edgar Gonçalves Barbosa
Projeto Redução do Desperdício no RDC

3- Gabriel Ralile de Figueiredo Magalhães
Projeto Moeda de Papel: Laudato Si’, Desperdício Não!

A proposta dessa matéria é estimular os alunos a construir práticas a serem aplicadas na universidade. Assim, os alunos concorreram com seus projetos finais já desenvolvidos nas aulas, dentro dos eixos propostos: Educação Ambiental, Biodiversidade, Água, Energia, Atmosfera, Materiais ou Resíduos.

Encerramento Musical

Apresentações: Coral Alegria (NEAM/PUC-Rio) e Coral Uma Só Voz no Anfiteatro Junito Brandão.