XXIII Semana de Meio Ambiente PUC-Rio
Estudantes, professores e funcionários da PUC-Rio vão ter o prazer e a possibilidade de participar da construção da nova Agenda Socioambiental: o instrumento de gestão para tornar sustentável a nossa Universidade. Ela é o foco da XXIII Semana de Meio Ambiente. Além de vir pessoalmente, você pode deixar, na página do evento, opiniões ou sugestões a respeito dos seus temas. É só escrever um comentário, nos posts dedicados a cada um deles. O que nós da PUC-Rio precisamos fazer, para que ela seja sustentável? A redução do nosso impacto no meio ambiente é uma obrigação ética, além de uma questão de coerência com a posição de centro de produção científica… Você não acha?
.
As inscrições são presenciais, com exceção das oficinas das manhãs de quinta e sexta, como está escrito mais abaixo. Se você quiser um certificado da PUC-Rio de que fez o curso “Universidade Sustentável”, terá que se inscrever, gratuitamente, em http://bit.ly/2rE7EWI e assistir a pelo menos 70% das atividades realizadas entre 13h e 17h, de terça a sexta.
.

📅 TERÇA-FEIRA, 6 DE JUNHO

🕐 9h30
Palestrante: Prof. Sérgio Bruni, Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio

🕐 10h30
Mesa “A Agenda Socioambiental da PUC-Rio”
Palestrantes: Maria Fernanda Lemos (Dau PUC-Rio) e Luiz Felipe Guanaes (Departamento de Geografia)

🕐 13h
Apresentação de resultados parciais e encaminhamentos da agenda “Água e Biodiversidade”
Coordenadores: Henrique Rajão (Biologia PUC-Rio), Rômulo Barroso (Biologia PUC-Rio e Juliana Silva (NIMA PUC-Rio)

🕐 14h
Consolidação de princípios, diagnóstico e diretrizes em “Água e Biodiversidade”

🕐 15h30 – 17h
Workshop para discussão de metas, projetos e indicadores de sustentabilidade em “Água e Biodiversidade”

📅 QUARTA-FEIRA, 7 DE JUNHO

🕐 9h30
Mutirão agroflorestal para revitalização dos canteiros
Participação: Horta Nossa
📍 Local: Vila dos diretórios – PUC-Rio

🕐 13h
Apresentação de resultados parciais e encaminhamentos da agenda “Energia e Resíduos sólidos”
Coordenadores: Tacio Campos (Departamento de Engenharia Civil) e Melissa Casacchi (NIMA PUC-Rio)

🕐 14h
Consolidação de princípios, diagnóstico e diretrizes em “Energia e Resíduos sólidos”

🕐 15h30 – 17h
Workshop para discussão de metas, projetos e indicadores de sustentabilidade em “Energia e Resíduos sólidos”

📅 QUINTA-FEIRA, 8 DE JUNHO

🕐 9h
Oficina Papel Reciclado 1, realizada por Schöpf Papier

🕐 11h
Oficina Papel Reciclado 2, realizada por Schöpf Papier
📍 Local: Anfiteatro Junito Brandão

São 20 vagas por oficina e as inscrições devem ser feitas por e-mail: envie para observatorioresiduosPUC@gmail.com, com a linha de assunto “Oficina Papel Reciclado_Seu Nome Completo”.

🕐 13h
Apresentação de resultados parciais e encaminhamentos da agenda “Espaços construídos e de convivência” e “Mobilidade”
Coordenadores: Maria Fernanda Lemos (Dau PUC-Rio) e Renata Alencar (mestranda no Dau PUC-Rio)

🕐 14h
Consolidação de princípios, diagnóstico e diretrizes em “Espaços construídos e de convivência” e “Mobilidade”

🕐 15h30 – 17h
Workshop para discussão de metas, projetos e indicadores de sustentabilidade em “Espaços construídos e de convivência” e “Mobilidade”

📅 SEXTA-FEIRA, 9 DE JUNHO

🕐 9h
Palestra: Biomas e Espiritualidade
Palestrante: Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio
📍 Local: RDC PUC-Rio
Depois da palestra, haverá uma atividade de sensibilização, com a participação do Reitor, para o plantio de mudas nativas no Campus da Universidade.

🕐 11h
Oficina de Compostagem de Resíduos Orgânicos, realizada por Ciclo Orgânico.
📍 Local: Anfiteatro Junito Brandão

A oficina tem 20 vagas e as inscrições devem ser feitas por e-mail: envie para observatorioresiduosPUC@gmail.com, com a linha de assunto “Oficina Compostagem_Seu Nome Completo”.

🕐 13h
Apresentação de resultados parciais e encaminhamentos da agenda “Educação”, “Saúde”, “Comunicação”, Adaptação Climática e Resiliência” e “Tecnologia da Informação”
Coordenadores: Hedy Vasconcellos (Departamento de Educação), Jorge Biochini (MED PUC Rio), Lilian Saback (Departamento de Comunicação Social), Maria Fernanda Lemos (Dau PUC-Rio) e Hugo Fuks (Departamento de Informática)

🕐 14h
Workshop para discussão de metas, projetos e indicadores de sustentabilidade em “Educação”, “Saúde”, “Comunicação”, Adaptação Climática e Resiliência” e “Tecnologia da Informação”

🕐 18h30
Painel “Mudança Climática e a Cidade do Rio de Janeiro” (evento da Virada Sustentável Rio 2017 #viresuacidade )
Participação: Cecilia P. Herzog (professora do Dau PUC-Rio e membro daUrban Climate Change Research Network (UCCRN)-AL); Maria Fernanda Lemos (diretora e Professora do Dau PUC-Rio, coordenadora de Extensão Acadêmica do NIMA/PUC-Rio e membro da Urban Climate Change Research Network (UCCRN)-AL); Martha Barata (pesquisadora e professora no Instituto Oswaldo Cruz e Coordenadora da Urban Climate Change Research Network (UCCRN)-AL); e Flavia Carloni (coordenadora de Sustentabilidade e Resiliência da Prefeitura do Rio de Janeiro)

📅 SÁBADO, 10 DE JUNHO

🕐 15h – 17h
Painel “Vivências Biofílicas: Ecologia Urbana em ação” (evento da Virada Sustentável Rio 2017 #viresuacidade )
Professores: Cecilia P. Herzog (Dau PUC-Rio), Henrique Rajão (Biologia PUC-Rio), Pierre Martin (Dau PUC-Rio) e Adi Lazoz Ruiz (Departamento de História)
Estudantes da PUC-Rio: Amanda Saboya, Lucas Araújo e Pedro Ribeiro (pós-graduação em Paisagismo Ecológico); Olívia Lustosa (graduação em Ciências Biológicas); e João Pedro Menezes (graduação em Ciências Sociais).
📍 Local: Campus da PUC-Rio

Data: 06/06/2017 – 10/06/2017
Local: PUC-Rio
Link do Evento: https://www.facebook.com/events/197510857436693/?active_tab=about