Conservação Ambiental

O gerente do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Fábio Leite, vai ministrar a palestra Financiamento de projetos para a conservação ambiental no Brasil: Aprendizados e desafios observados pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Organizado pela Centro de Ciências da.       Quarta-feira (5), às 17h, no auditório B8.

“Barragens de Rejeitos: Lições Aprendidas”

ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Academia Nacional de Engenharia e Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB se unem para apresentar análises sobre os recentes acidentes que envolvem barragens de rejeitos e novidades da norma de construção, além de abrir espaço para debate.
Data: 13/03/2018
Local:  Auditório prof. Del Castilho (Prédio RDC)

“Sonhos loucos e sonhos possíveis: resselvajamento e refaunação como estratégias de conservação para o século XXI.”
Este é o tema da palestra inaugural do primeiro seminário do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) em 2018, realizado em conjunto com o Instituto Internacional para Sustentabilidade. Logo após a fala do biólogo e professor Fernando Fernandez, haverá apresentações de artigos de literatura científica, discussão aberta e, para finalizar, uma happy hour.
Este post é um convite para você vir ao auditório AMEX do IAG nesta quarta (21/03) a partir das 16h. Nem precisa se inscrever.
Data: 21/03/2018
Local: Auditório AMEX

“Políticas Ambientais: Novos Rumos”
A discussão, organizada pelo Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio), contou com a presença da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela destacou que a agenda ambiental urbana brasileira necessita conquistar cada vez mais relevância.
Além da palestra de Teixeira, o encontro teve a apresentação de artigos científicos recentes sobre o tema.

Você pode ver a reportagem da TV PUC aqui:

Seminário CSRio: Projeto Mutirão de Reflorestamento na cidade do Rio de Janeiro,
Você está vendo o Morro Dois Irmãos antes e depois do Projeto Mutirão de Reflorestamento na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 1998 e 2008.
Se você quer saber mais sobre o projeto e seus impactos, haverá um encontro do CSRio – Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (http://www.csrio.org/) que discutirá o tema, aqui na PUC-Rio.
Programação:
-Impactos socioeconômicos da restauração ecológica: As percepções das comunidades sobre o Projeto Mutirão de Reflorestamento, RJ – Luisa Lemgruber
-Projetos de restauração ecológica: percepção ambiental, interação e perspectivas de comunidades urbanas- Beatriz Castro Miranda
-Florestas em processo de restauração ecológica na Mata Atlântica: o caso das florestas urbanas do Rio de Janeiro – Stella Mata
-Apresentações de artigos científicos.
Data: 04/04/2018
Local: Auditório RDC – Rio Data Centro PUC-Rio

Seminário CSRio: “Amazônia: passado e presente de uma paisagem domesticada”
Todos que têm interesse em temas relacionados à agricultura na região amazônica estão convidados para o próximo seminário do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (http://www.csrio.org). O evento tem o tema “Amazônia: passado e presente de uma paisagem domesticada” e vai acontecer no Auditório RDC – Rio Datacentro PUC-Rio, nesta quarta dia 11, a partir das 16h30. Serão duas palestras, seguidas de uma happy hour.
“Heranças pré-colombianas nas paisagens e sistemas de cultivo amazônicos”. A palestra traça uma análise de fatores socioculturais e biofísicos, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e para a conservação da sociobiodiversidade. Com André Junqueira, biólogo pela USP – Universidade de São Paulo , mestre em botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutor em Ecologia da Produção e Conservação de Recursos Naturais pela Wageningen University & Research, na Holanda, e pesquisador pós-doutor no Instituto Internacional para Sustentabilidade.
.“Efeitos da intensificação agrícola nas trajetórias sucessionais de florestas amazônicas”. Como as florestas se regeneram, após perturbações naturais ou antrópicas? Este estudo pode aprimorar os modelos de restauração florestal em diferentes biomas brasileiros. A palestra será de Catarina Jakovac, bióloga pela USP, mestre pela UNICAMP, pesquisadora bolsista no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/MCTI, doutoranda e pós-doutora na Universidade de Wageningen.

Data: 11/04/2018
Local: Auditório RDC – Rio Datacentro PUC-Rio