As inscrições estão abertas para quem cursou CRE1175 em 2019.2

Quem faz graduação na PUC-Rio precisa cursar, já nos últimos períodos, a disciplina “Ética Socioambiental e Direitos Humanos”. Uma de suas tarefas será fazer, em grupo, um projeto socioambiental para aplicação no campus da Universidade. Estudantes que assim desejam se inscrevem no concurso para premiar os melhores. Abaixo, o edital para participação.

EDITAL PARA CONCURSO DE PROJETO SOCIOAMBIENTAL NO CAMPUS DA PUC-RIO/ 2020

XXVI Semana de Meio Ambiente

INFORMAÇÕES GERAIS
1. DOS OBJETIVOS
1.1 – Este concurso propõe-se a estimular os alunos de graduação a construir práticas, a partir de projetos socioambientais que sejam aplicadas no campus PUC-Rio.

1.2 – O concurso acontecerá durante o evento da XXV SMA (Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio), com os projetos socioambientais selecionados para exposição durante os dias 3, 4 e 5 de junho de 2020.
1.3 – O resultado final ocorrerá durante a cerimônia de encerramento, com a premiação dos projetos socioambientais vencedores, no dia 05 de junho de 2020. Com maiores informações no site no NIMA, no dia 20 de maio de 2020.
1.4 – Todos os grupos de alunos (as) inscritos terão seus projetos avaliados e serão finalistas premiados com a CERTIFICAÇÃO DE PROJETO UNIVERSITÁRIO SOCIOAMBIENTAL.
2. DOS CANDIDATOS
2.1 – Poderão se inscrever grupos de estudantes de graduação da PUC-Rio ou já graduados pela Universidade, que tenham cursado, em 2019.1 ou 2019.2, a disciplina CRE 1175 – Ética Socioambiental e Direitos Humanos.
2.2.1 – Deverão ser inscritos projetos originais, que não violem a propriedade intelectual,
privacidade ou direitos de publicidade, ou quaisquer outros direitos legais ou morais de
terceiros.
2.2.2 – Em caso de violação dos direitos citados acima, a responsabilidade será somente dos grupos que inscreverem o projeto.
2.3 – Ao realizar sua inscrição, o grupo candidato concorda em ceder os direitos à PUC-Rio, no que concerne à sua aplicação no campus da universidade.
3. DAS ÁREAS DE ABRANGÊNCIA DOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
3.1 – Os projetos deverão ser inscritos por eixo ou adequação temática.
3.2 – Os eixos correspondentes estão de acordo com a agenda ambiental da PUC-Rio:
a) Educação ambiental
b) Biodiversidade
c) Água
d) Energia e)
e) Atmosfera
f) Materiais
g)Resíduos
h) Socioambiental
3.3 – No ato da inscrição, o grupo que submeter o projeto deverá identificar um dos eixos
propostos.
4 – FORMATO DO PROJETO
Os grupos submeterão um projeto socioambiental com 5 (cinco) a 15 (quinze) páginas,
formatado em folhas tamanho A4, fonte Arial 11, com espaçamento 1,5, margens direita e inferior de 2 cm e margens superior e esquerda de 3 cm; redigido em português; deverá conter obrigatoriamente:
a) título,
b) introdução,
c) objetivos do projeto,
d) justificativa,
e) metodologia,
f) cronograma de execução (12 meses) e
g) cronograma financeiro geral.

OBS.: Na folha de rosto do projeto, o grupo deve indicar: formação dos alunos envolvidos, e-mails para contato, professor e período da disciplina cursada da CRE 1175 – Ética Socioambiental e Direitos Humanos, assim como indicar um dos eixos apresentados no item 3.2.
5 – DAS INSCRIÇÕES
5.1 – As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas no período de 01 de Julho de 2019 até 02 de setembro de 2019 (para os alunos que cursaram a disciplina CRE1175 em 2019.1) e de 02 de dezembro de 2019 até 03 de fevereiro de 2020 (para os alunos que cursaram a disciplina CRE1175 em 2019.2).
5.2 – Será aceito somente um projeto por grupo.
5.3 – Para efetivar a inscrição o candidato deverá:
5.3.1 – Ter recebido e-mail de convite da professora Eva Aparecida, supervisora da disciplina CRE.
1175– Ética Socioambiental e Direitos Humanos e/ou ter cursado a mesma disciplina nos
semestres 2019.1 e 2019.2.5.3.2 – Enviar anexo com o projeto socioambiental (diretrizes no item 4) para o e-mail projesocioambientalsma@puc-rio.br.

5.4 – A inscrição é isenta da taxa de inscrição.
6 – DA AVALIAÇÃO
6.1 – Os projetos serão avaliados por professores que compõem uma banca multidisciplinar do NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente).
6.2 – Não serão consideradas propostas que:
a) não atendam as especificações do presente Edital,
b) estejam incompletas,
c) não contemplem o item 3.3 ou que
d) tenham sido enviadas fora do prazo mencionado no item 6.
7 – Seleção das propostas
7.1 – A divulgação da seleção das propostas ocorrerá a partir do dia 11 de maio de 2020,
no site do NIMA.
7.2 – O grupo será comunicado por via eletrônica, no e-mail disponibilizado no ato da inscrição, e pela divulgação no site do NIMA www.nima.puc-rio.br.
7.3 – Os projetos socioambientais selecionados serão expostos durante a XXV Semana do Meio Ambiente da PUC-Rio, no Pilotis da Ala Frings do Edifício da Amizade, como mencionado no item 1.2.
7.4 – Os grupos selecionados serão responsáveis por imprimir os trabalhos para a exposição, obrigatoriamente em formato A1, com os itens de introdução, objetivos e metodologia sobre o projeto socioambiental e entregar para comissão organizadora do evento na casa 05, onde fica o NIMA (ao lado da Cantina da AFPUC).