Todos os anos, o NIMA promove na PUC-Rio uma Semana de Meio Ambiente. As duas últimas, a XXII em 2016 e a XXIII em, 2017, foram dedicadas ao diálogo entre estudantes, professores e funcionários em torno da construção da nova Agenda Socioambiental da PUC-Rio.

Dezenas de pessoas se reuniram em cada um dos diversos workshops realizados nos dois eventos, que consistiram em dinâmicas de grupo para estabelecer indicadores e metas e levantar ideias de projetos que levem à sustentabilidade socioambiental da Universidade.

Dezenas de estudantes, em cada edição, se reuniram em workshops como o da foto. Outras oficinas, workshops e palestras foram proporcionadas no Campus durante os 5 dias de cada evento, elevando a participação interdisciplinar na PUC-Rio, sobretudo do corpo docente, nos temas de meio ambiente em sustentabilidade.

A programação completa da Semana de Meio Ambiente de 2016 está em http://bit.ly/20XKJgE. A da Semana de 2017, em http://bit.ly/2ppVONM.

Você pode ler, a seguir, um texto da coordenadora de extensão do NIMA, Maria Fernanda Lemos, sobre o processo, liderado por ela, de construção na nova Agenda Socioambiental da Universidade.

“A nova Agenda Socioambiental da PUC-Rio atualiza a atual Agenda Ambiental da Universidade, em vigor desde 2009. A agenda é um instrumento de gestão institucional para a sustentabilidade, pactuado pela comunidade, incluindo seus professores, alunos, funcionários e colaboradores. A construção de uma agenda está sendo realizada a partir de um processo de discussão inclusivo, colaborativo e multidisciplinar. O processo, neste caso, é central para o sucesso da própria agenda.

Após sete anos de publicação da primeira Agenda Ambiental, a PUC-Rio iniciou, em 2016, a sua revisão. O trabalho mostrou-se oportuno e necessário, tendo em vista a intenção da Universidade de avaliação e atualização continuada de seus instrumentos de gestão, mas, também, o conjunto de mudanças socioambientais ocorridas nos últimos anos, somado às novas descobertas da ciência no campo ambiental e, distintamente, à publicação da “Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o “cuidado da casa comum”, que baliza esta revisão. A reflexão trazida pela Encíclica propõe uma visão e uma abordagem sistêmica, inclusiva e interdisciplinar sobre a crise ecológica que vivemos. Inspira um olhar renovado sobre elementos da ecologia integral, enfatizando as dimensões humanas e sociais.

A nova Agenda está sendo estruturada em sete partes: (1) Princípios, (2) Diagnóstico, (3) Diretrizes, (4) Metas, (5) Projetos, (6) Indicadores, e (7) Estratégias de Monitoramento. Foram eleitos, no processo colaborativo, onze temas a serem abordados com ênfase na Agenda. Cinco deles foram herdados da Agenda de 2009: (1) Água, (2) Biodiversidade, (3) Energia, (4) Resíduos e (5) Educação. Outros seis temas foram incorporados na nova Agenda: (1) Saúde, (2) Espaços Construídos e de Convivência, (3) Mobilidade, (4) Comunicação, (5) Resiliência à Mudança Climática e (6) Tecnologia da Informação”.

Equipe:
Maria Fernanda Campos Lemos, professora e diretora, Arquitetura e Urbanismo, coordenadora do processo participativo de revisão da Agenda
Barbara Van Erven, graduanda Engenharia Ambiental
Bruna Muricy, graduanda Engenharia Ambiental
Caroline Sampaio de Almeida, mestranda Arquitetura e Urbanismo
Conrado Carvalho, graduando Engenharia Civil, PIBIC
Fernanda Leite, graduanda, Arquitetura e Urbanismo, PIBIC.
Fernando Walcacer, professor Direito, vice-diretor NIMA
Roosevelt Fideles, professor
Tácio Campos, professor e diretor Engenharia Civil e Ambiental, diretor NIMA
Thaís Abreu, pós-doutoranda Engenharia Civil e Ambiental
E todos os cerca de 300 alunos, professores e funcionários que contribuíram para o desenvolvimento da Nova Agenda nas XXII e XVIII SMA da PUC-Rio.