Uma Oca Simbólica foi erguida no Pilotis, mas este foi apenas um grande detalhe de três dias intensos e importantes.

Uma Oca Simbólica foi erguida em pleno Pilotis da PUC-Rio para abrigar tanto as atividades interativas de opinião e pesquisa, quanto a exposição e a venda de artesanato indígena, durante a 2ª Semana de Estudos Amazônicos.

A SEMEA é um evento que ocorre anualmente em universidades latino-americanas com objetivo de articular os principais temas de debate sobre o universo amazônico. As universidades participantes têm que estar localizadas fora da Amazônia, pois o propósito é ampliar a visibilidade e a integração destas questões. Outras finalidades são provocar o interesse de um número maior de pesquisadores e fortalecer os laços entre as instituições, de diversas naturezas, interessadas na Região. A primeira edição foi realizada na Universidade Católica de Pernambuco, em 2016.

A segunda foi sediada pela PUC-Rio e teve, como tema principal, “A floresta e os povos tradicionais que nela vivem”.

O evento contou com apoio, articulação e incentivo da REPAM, da Comissão para Amazônia da CNBB, e do Projeto Pan-Amazônico da CPAL – Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe.A PUC-Rio recebeu representantes de vinte instituições, entre universidades, ONGs, organizações eclesiásticas e tribos, para debater o presente e o futuro. Você pode ver a programação completa em http://bit.ly/2BzjpjT. Se quiser imagens, pequenos relatos e links para vídeos das palestras, o endereço é http://bit.ly/2BhaIxx.