“Nós sofremos de dois males: a especulação imobiliária e o racismo” (Luiz Sacopã).
Na última reunião  fomos ao Quilombo do Sacopã, localizado na Lagoa, e Luiz Sacopã, liderança quilombola, gentilmente nos recebeu e contou a história dele e de sua família no local. São décadas de lutas pelo seu território em muitos capítulos que inclui, inclusive, decisão judicial para impedir atividades culturais.

A atividade foi conduzida em conjunto com a Maira Moreira, advogada popular e pesquisadora, com larga experiência em direitos quilombolas.

E contou com participantes do NIMA-Jur que discutiram neste semestre (2018.1), “Comunidades tradicionais e unidades de conservação”, com professores e estudantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Terras e Lutas e alunos da disciplina de “Direito Socioambiental”.