Alface, cenoura, beterraba, nabo e couve são alguns dos vegetais que fazem o telhado verde da CCE – PUC- Rio, ao lado do Edifício Cardeal Leme. Quando colhidos, serão doados para uma funcionária da Universidade, cujo consumo será acompanhado com finalidades de pesquisa.

As pesquisas avaliam a capacidade produtiva de telhados verdes urbanos, a partir da medição das entradas: água, luminosidade, húmus e as saídas de hortaliças e plantas nativas, de acordo com as condições químicas e físicas do solo.

A horta é composta por módulos de 1m², onde são cultivadas culturas consorciadas, com foco nas hortaliças.

O plantio procura associar a produção com o microclima local, a partir de informações de uma estação metereológica. O objetivo é compreender e melhorar a dinâmica de colheita.

O adubo é feito na Estação Ambiental, que fica atrás do restaurante Gourmet do Campus: húmus da compostagem de folhas recolhidas no chão da Universidade.

A Horta Familiar Orgânica é uma iniciativa do NIMA e da CCE e conta com o apoio técnico do departamento de geografia e meio ambiente e do departamento de engenharia civil da universidade.

Se você quer saber mais sobre este projeto ou por a mãos na terra, toda terça-feira tem um mutirão na horta, é uma atividade aberta e vale hora complementar. Clique aqui para ver o vídeo do mutirão.

Divulgamos no nosso instagram a confirmação da atividade um dia antes.