O Guia de Descarte Correto da PUC-Rio, que você encontra mais abaixo, informa as boas práticas de descarte, isto é, as medidas que melhoram a qualidade dos recicláveis e, assim, facilitam todo o processo. Seu descumprimento não inviabiliza o processo, mas o dificulta.

As regras gerais são seis.
Quanto mais limpo estiver o resíduo, melhor.
Evitar o descarte de embalagens que tenham resíduos dentro.
Evitar inserir outros resíduos dentro do material que você vai descartar.
Separar os diferentes tipos de material que compõem o resíduo, se for o caso.
Quando possível, reduzir o volume do resíduo.
Na dúvida, descartar no lixo, para não contaminar os outros materiais.
 

1. Introdução


O Guia de Descarte Correto foi elaborado para orientar os alunos, funcionários, professores e demais usuários da PUC-Rio sobre como descartar seus resíduos. O descarte correto é o primeiro passo para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de resíduos segregados para reciclagem.
O Guia está de acordo com as metas da temática de Resíduos da Agenda Ambiental da PUC-Rio; se adequa às estratégias do Programa Zero Waste e colabora para a mudança de hábitos e atitudes dos indivíduos.


2. COLETA SELETIVA na PUC-Rio


O padrão de descarte e de coleta seletiva de resíduos sólidos comuns na PUC-Rio é simples, ou seja, o resíduo é segregado em dois tipos: RECICLÁVEL E LIXO.
Os resíduos recicláveis são os compostos por metais, papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.
O lixo, ou rejeito, são os resíduos sólidos que não possuem processos tecnológicos para transformação, ou viabilidade econômica para recuperação e, portanto, devem ser destinados aos aterros sanitários.
O padrão de cores adotado é: AZUL para resíduos RECICLÁVEIS e, CINZA, para LIXO ou rejeito.            

Description: Macintosh HD:Users:Mel:Desktop:Screen Shot 2018-06-22 at 5.27.02 PM.png

3. Guia de DESCARTE CORRETO
Os produtos apresentados no Guia de Descarte Correto estão organizados por ordem alfabética. A primeira coluna mostra a imagem e o nome do produto.  A segunda coluna indica as boas práticas para  descartar corretamente e mostra a lixeira certa por meio dos símbolos de RECICLÁVEL e LIXO, e pelas cores AZUL e CINZA. Os tipos de materiais que compõem os resíduos estão na terceira coluna.

4. Regras Gerais de DESCARTE CORRETO


Quanto mais limpo, melhor.
– Eliminar excessos de líquidos e sólidos.
– Não lavar, usar guardanapos usados para retirar os excessos.
– Separar restos de comida, ou seja, materiais orgânicos, das embalagens antes de descartar.


Não descarte embalagens com outros resíduos dentro.
– Não colocar talheres dentro da embalagem da quentinha.
– Não colocar papéis ou guardanapos sujos dentro de copos ou garrafas.
– Não colocar bitucas dentro da caixa do cigarro, nem dentro de latas.


Se possível, separe os materiais que formam o resíduo.
– Retirar etiquetas, adesivos, clips e grampos antes de descartar papel.
– Separar a tampa de metal do copo de plástico.


Reduzir o volume quando possível.
– Amassar a latinha.
– Dobrar e fechar garrafinhas plásticas.
– “Achatar” embalagens de papel e tetrapack.
– Não contaminar os materiais recicláveis, na dúvida, descartar no LIXO.

5. Sobre o guia


A separação correta dos resíduos é fundamental para viabilizar a reciclagem de materiais, facilitar o trabalho das cooperativas de triagem e também contribui para alavancar a indústria deste setor. O primeiro passo para que a reciclagem se concretize é dado pelo consumidor, descartando corretamente seu resíduo.
Os produtos listados no guia foram identificados nos ensaios de classificação gravimétrica de resíduos realizados durante o ano de 2017, no Campus Gávea, como produtos descartados incorretamente ou, produtos que, por apresentarem alta quantidade de matéria orgânica, contaminaram outros materiais recicláveis.
As orientações de descarte correto foram fundamentadas em pesquisas realizadas junto à cooperativa de reciclagem, fabricantes, normas técnicas e, em recomendações de Associações Brasileiras das Indústrias de diferentes materiais. O guia também foi submetido à avaliação da empresa de serviços de coleta e destinação sustentável de resíduos, ECCOPONTO Brasil Sustentável, a fim de verificar a adequação das orientações de descarte à prática da indústria da reciclagem.
Este Guia tem caráter dinâmico. A contribuição da comunidade PUC-Rio para mantê-lo  atualizado é bem vinda. Caso você tenha sugestões ou dúvidas sobre o descarte correto de algum resíduo, entre em contato com o NIMA pelo e-mail descartecorreto@puc-rio.br .