O QUE É RECICLAGEM?
 
A reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, visando a transformação em insumos ou novos produtos. Ela apresenta, como maiores benefícios, a economia de matérias-primas e de energia no processo produtivo e o aumento da vida útil dos aterros sanitários. O “rejeito” ou “lixo” é a parcela do resíduo que não pode ser reciclada ou reaproveitada.
A primeira etapa para que a reciclagem seja concretizada é dada pelo consumidor, ao descartar corretamente o seu resíduo. Esse fator é fundamental para que se possa realizar o processo, facilitando o trabalho de cooperativas de triagem, fomentando a indústria do setor.
 
O QUE É COLETA SELETIVA?
 
Na coleta seletiva, os resíduos são separados na fonte geradora, antes de serem recolhidos. Ou seja, o próprio consumidor separa os materiais em recicláveis e não recicláveis. Neste tipo de coleta, há o intuito de encaminhar o resíduo para reciclagem, compostagem, reuso, tratamento, aterros sanitários ou incineração.
Existem dois tipos de coletas seletivas: a multisseletiva e a simplificada.
A coleta multisseletiva separa os resíduos em recipientes de diferentes cores, para cada tipo de material. Já a coleta seletiva simplificada, como a adotada agora na PUC-Rio, separa os resíduos em apenas dois tipos: recicláveis e não recicláveis. As cores utilizadas no Estado do Rio de Janeiro,  para este tipo de coleta, são azul para recicláveis e cinza para não recicláveis (ou lixo).
 
COMO ESTÁ A COLETA SELETIVA NO BRASIL E NO MUNDO?
 
Os primeiros programas de reciclagem de resíduos sólidos no Brasil surgiram há cerca de 30 anos. Os dados sobre coleta de lixo e resíduos entre nós vêm de diversas fontes, mas todas concordam em que estamos bem longe do ideal. Hoje, 12,6% do lixo gerado aqui ainda não é sequer coletado, e sim jogado em qualquer lugar. Há algum tipo de coleta seletiva implementada em 18% dos 5.570 municípios brasileiros. Sete deles coletam seletivamente todos os resíduos que produzem.  
No total, apenas 3% das 80 milhões de toneladas de resíduos que o país produz por ano são reciclados. A distância dos países líderes é bastante expressiva: a Alemanha recicla 56,1% dos resíduos, a Áustria, 53,8% e a Coreia do Sul, 53,7%.
O Brasil lidera em reciclagem de latas de alumínio: 87,2% deste material é reaproveitado. O desempenho em resíduos de papel é um pouco pior: atingindo 52,3%. O maior problema é o plástico: reciclamos apenas 1,28%, enquanto a média dos outros países, segundo relatório das Nações Unidas, é 9%.
Há muito o que fazer. Tudo começa com pessoas que descartam de forma correta os resíduos de seu consumo, e com uma organização que os leva para os lugares certos. Aqui na PUC-Rio, estamos dando esse passo importante e você pode colaborar.