O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) tem a missão de direcionar a PUC-Rio para um caminho mais sustentável e de responsabilidade com a natureza. A campanha do Descarte Correto foi desenvolvida através da análise de pesquisas realizadas ao longo dos anos. A experiência de profissionais da área ambiental em reaproveitamento de resíduos foi fundamental.

Seus objetivos são conscientizar a comunidade universitária sobre a importância das ações individuais no êxito da coleta seletiva e orientá-la em relação à disposição correta dos resíduos gerados. A campanha é uma iniciativa que visa aumentar a quantidade de resíduos que é encaminhada para a reciclagem, de forma a reduzir o volume destinado a aterros sanitários, que são fontes de sérios problemas socioambientais.

Atualmente, os resíduos com potencial reciclável coletados no campus são destinados às cooperativas de triagem, onde são separados de acordo com a natureza de cada um dos materiais e, em seguida, direcionados para as respectivas indústrias de reciclagem. Estas cooperativas, porém, exigem certa qualidade nos resíduos encaminhados a elas: caso haja um teor significativo de elementos não recicláveis, o todo não é aceito. O cuidado prévio, no momento do descarte, é importante para garantir que a maior quantidade possível de resíduos seja de fato encaminhada para a reciclagem.

Entende-se, assim, a importância da campanha de Descarte Correto. A primeira medida tomada foi a readequação dos recipientes de coleta. O campus da PUC-Rio aplicou, ao longo do tempo, diferentes abordagens na separação de resíduos recicláveis. O campus, assim, ficou com diversos tipos de recipientes, o que dificultava, sobretudo, o trabalho dos funcionários terceirizados na hora da coleta do material descartado. Um padrão único e simples de coleta seletiva foi, então, admitido, em que a separação é dividida entre recicláveis e não recicláveis e facilitou-se tanto o descarte dos resíduos como a sua coleta. A escolha da posição dos recipientes foi feita baseada na proximidade de locais de consumo, de alto fluxo de pessoas e de entradas e saídas.

O Guia indica em qual lixeira devem ser colocados os diversos tipos de resíduos. Nele, também há dicas de boas práticas na hora do descarte: ações simples que podem ser feitas antes de se jogar algo na lixeira e que facilitam o trabalho na etapa de triagem, agregando valor ao conteúdo destinado à reciclagem.