Entre os dias 07 e 10 de junho, aconteceu a XXII Semana do Meio Ambiente da PUC Rio. O tema dessa edição foi “A Nova Agenda Socioambiental da PUC Rio”, e a programação focou na discussão dos novos rumos para os valores ambientais da universidade, dando início ao processo de revisão da Agenda Ambiental da PUC. Foram quatro dias de atividades, divididos por tema, voltados para a discussão dos assuntos tratados e suas aplicações no campus. Eis um breve resumo dos acontecimentos:

07/06, terça-feira

Tema: Educação e Saúde

A programação teve início com a inauguração do projeto da Horta Orgânica Familiar, realizada pelo reitor da universidade, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., que seguiu rapidamente para o Auditório do RDC de forma a realizar a cerimônia de abertura oficial da Semana de Meio Ambiente.

Em seu discurso de abertura, o reitor destacou a importância do diálogo entre as áreas do conhecimento na academia e chamou atenção para as mudanças climáticas. Em seguida o Vice Reitor de Desenvolvimento, Sergio Bruni, o Diretor do NIMA, Luiz Felipe Guanaes e a Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Maria Fernanda Lemos fizeram uma breve resumo das atividades.

O painel “Saúde e Educação na Agenda Socioambiental da PUC Rio”, ministrado pelo reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, falou sobre “A Agenda Socioambiental à Luz da Encíclica Laudato Si'”, e a Professora Hedy Vaconcelos, tratou do tema da “Educação” e o Professor Jorge Biolchini, abordou o tema “Saúde”.

Na parte da tarde, foi desenvolvido o workshop “Educação e Saúde na Agenda Socioambiental da PUC Rio”, com participação de cerca de 40 estudantes de departamentos diversos.

08/06, quarta-feira

Tema: Energia e Resíduos Sólidos

Pela manhã, houve o painel com os professores Rodrigo Flora Calili (Dept. Eng.) e Tácio Campos e o engenheiro Cláudio Rocha Bastos, que trouxeram discussões super atuais a respeito dos temas, falando sobre a geração de resíduos sólidos na PUC, além do uso de copos biodegradáveis no campus e do novo Programa de Gestão Energética da Universidade.

À tarde, aconteceu o workshop com os estudantes, que aproveitou as discussões do painel e as ideias construídas com o grupo para estabelecer os novos rumos da Agenda Socioambiental da PUC Rio. No workshop, uma série de planos foram elaborados para dar o impulso inicial para a revisão da Agenda no âmbito do tema do dia.

09/06, quinta-feira

Tema: Mobilidade, Espaços de Convivência e Mudança Climática

A palestra ministrada pelo professor Sérgio Besserman sobre Mudanças Climáticas chamou atenção para a situação alarmante em que nos encontramos e apontou a necessidade de uma mudança cultural para enfrentar o quadro. As palestras sobre Mobilidade, com a professora Izabella Lentino, e Espaços de Convivência, com a professora Maria Fernanda Lemos, focaram no diagnóstico e nas soluções criativas e sustentáveis para lidar com o crescimento urbano.

À tarde, foi realizado mais um workshop para discutir os assuntos pautados no dia e suas aplicações no campus da PUC Rio.

10/06, sexta-feira

Tema: Água e Biodiversidade

Na manhã do último dia da programação, foi realizado o painel sobre “Água e Biodiversidade”, formado pelo reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e os professores Henrique Rajão, do departamento de biologia, e Fernando Walcacer, do departamento de direito. As dicussões foram muito produtivas e apontaram para o valor da conscientização ambiental em prol da preservação dos recursos naturais, além do envolvimento com a natureza e a importância de uma gestão preocupada com o meio ambiente.

À tarde ocorreu o último workshop da semana, finalizando a programação com a participação dos alunos.

As discussões voltadas para a revisão da Agenda Socioambiental foram apenas iniciadas na SMA e o processo de construção de princípios e diretrizes para uma universidade mais sustentável vai continuar a acontecer na PUC Rio, através de reuniões, pesquisas e eventos futuros.

Inauguração da Horta Orgânica Familiar, no dia 07/06
Painel: Mobilidade, Espaços de Convivência e Mudança Climática